Nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entra em vigor no a partir de 1º de junho de 2022.
A nova cédula da CNH, apresenta novos campos de informações em relação a anterior e também é composta por vários itens de segurança.
Estará disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), facilitando o uso do documento em diversas partes do mundo. Além de aumentar a segurança, o novo documento, aproxima o país dos padrões internacionais definidos pela Convenção de Viena.
Com relação aos requisitos internacionais, a CNH terá o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes.
Esta nova versão da CNH, tanto impressa quanto no aplicativo, apresenta uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, permitindo que o condutor possa ser facilmente identificado quando estiver dirigindo.
Essa versão foi determinada pela Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e será emitida, de forma eletrônica ou impressa, para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez.
Não precisa ficar preocupada(o) a nova CNH, não invalida os documentos atuais, que continuam valendo em todo o Brasil até sua data de validade.
A nova CNH contará com mais dispositivos de segurança como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.